Continua minha viagem pelas clínicas do Brasil. Nos últimos tempos conhecemos clínicas em Belo Horizonte, Suzano, Goiânia, entre outras cidades. Dentre essas clínicas ouvimos queixas dos sistemas legados, em certos casos até concordamos imediatamente com algumas queixas.
Encontramos na maioria das clínicas sistemas obsoletos, desenvolvidos com tecnologia antiga, outros muito simples, que não permitem uma boa profissionalização da empresa. Entre elas conhecemos uma clínica na cidade de Osasco que utiliza um sistema para Salão de Cabeleireiro no agendamento de seus pacientes. Esse último um caso bem atípico.
Mas também existem donos de clínica que estão fidelizados e satisfeitos com o sistema que possuem, por motivos que vão desde preço baixo, interface amigável ou até adaptado há muitos anos nas rotinas que o sistema já oferece no dia-a-dia da operação de sua empresa.
Nos últimos tempos tenho visto alguns donos de clínica que são fiéis ao sistema adotado, mesmo que no mercado existam outras empresas que ofereçam produtos melhores, com preço mais baixo, atendimento com maior qualidade, tecnologia de vanguarda e mesmo assim resistem à oferta com o seguinte argumento - “O meu sistema é Parrudo, vou continuar com ele.”
Não existe problema algum em estar satisfeito com o serviço contratado, mas a questão é que não existe requisito a se avaliar quando dizemos:
- “O sistema é parrudo”.
Muitos desses que utilizam esse argumento desconhecem o produto que efetivamente utilizam ou não entendem a respeito das atividades competentes da sua empresa. E com isso se “prendem” na aquisição de marcas, pois em complemento a falta de argumento dizem:
- “Eu utilizo o sistema do Einstein”
- “Eu utilizo o sistema da Clínica tal”
Entendendo pouco o produto que efetivamente usam para gerir sua empresa.
Clinnet é gestão, marketing e software para clínica médica.