Feira Hospitalar - O que tem haver com a minha clínica médica ?


A poucos dias atrás tivemos a oportunidade de assistir o show da Feira Hospitalar que ocorre todos os anos em meados do mês de Maio, no espaço Expo Center Norte da zona norte de São Paulo.

Uma feira muito visitada por estudantes de enfermagem, administradores da Unimed de todo o Brasil e alguns curiosos. Existe também alguns gestores e proprietários de clínica médica que nos últimos anos começaram a visitar a feira.

Na feira Hospitalar temos chances de ver os mais variados fabricantes de produtos hospitalares e materiais cirúrgicos. Temos estandes espetaculares, no centro da feira encontramos um fantástico aparelho de ressonância magnética. Aparelho esse que raramente encontramos em uma clínica médica do Brasil, a não ser em Grandes Hospitais ou Centros de Diagnóstico de grife como Salomão & Zoppi ou Delboni.

Na área de software, não podíamos deixar um destaque, onde temos empresas como a MV Sistemas, Phillips com seu produto Tasy, Medical Pixeon que através de um conglomerado de empresas que foram adquiridas por investidores atualmente também se tornou uma das maiores empresas de software do mercado. Essa última ao menos possui um software para gestão de clínica médica denominado Smart, diferente das duas primeiras que historicamente são especialistas em gestão hospitalar.

Um projeto orçamentário de cada uma dessas empresas de software se inicia no valor de R$ 50.000,00 sendo uma valor base para se qualificar um cliente apto a se iniciar um projeto. É nesse ponto que iniciamos a nossa dúvida. Qual é a condição financeira de 99% do mercado privado de clínica médica no Brasil ? Isso é compatível com o mercado de clínicas ?

Grande parte dos expositores dessa feira tem o principal objetivo em fixação de sua marca no segmento Hospitalar.

Na nossa opinião essa feira é totalmente desconexa para o visitante seja ele gestor ou proprietário de uma clínica médica. Salvo algumas exceções como o colaborador de compras ou a enfermeira da clínica que tem a preocupação de comprar excepcionais 5 mil reais de Mat/Med ao mês ou conhecer novos fornecedores de mobiliário para o consultório.

A Clinnet tem poucas chances de um dia se interessar em ser expositor em uma feira como essa. A Clinnet é uma empresa focada na gestão de vanguarda nas clínicas do Brasil.

Essa análise nos faz pensar, o que a Feira Hospitalar proporciona de tão agregador para minha clínica médica ?