Atrair novos clientes ou fidelizar ?


Uma empresa para ser bem sucedida deve ter uma equipe profissional e constante gerenciamento.

Vamos fazer uma análise juntos. Imagine que estamos iniciando a atividade de uma clínica médica e em seu primeiro ano de funcionamento de cada 10 clientes atendidos fidelizamos 9. Temos um percentual de fidelização de 90%. Isso parece ser muito bom correto ? Mas na verdade não é bem assim, vamos analisar um pouco.

Supondo que de cada 10 pacientes fidelizamos 9, portanto perda de 10% de clientes no primeiro ano, com esse mesmo cenário se repetindo por mais 5 anos teríamos 6 meses de carteira de clientes perdidos ou expressando de outra forma teríamos 50% da carteira de clientes que poderiam ser atendidos em 1 ano.

Com o decorrer do tempo o poder de atingir novos clientes diminui pois parte desses clientes já são fidelizados e outros não, além da necessidade de captar 1 para 10 clientes que não são fidelizados, a consequência acaba sendo a estagnação do negócio. Portanto é muito importante realizar um trabalho de captação constante. Mas não adianta nada termos os melhores vendedores e estratégias de captação se continuarmos não fidelizando esse cliente.

O segredo de nossas ações é o Equilíbrio. Portanto não esqueça, fidelize seu cliente como se fosse o seu primeiro atendimento do dia e continue captando novos clientes para o seu negócio se manter perece e saudável por muitos anos.